Mitos e lendas

Mito: uma narrativa de caráter simbólico, relacionada a uma dada cultura, procura explicar a realidade, os principais acontecimentos da vida, os fenômenos naturais, as origens do mundo e do Homem por meio de deuses, semi-deuses e heróis.
Ao mito está associado o rito, que  é a maneira de se pôr em ação o mito na vida do Homem - em cerimônias, danças, orações e sacrifícios.
 Na maioria das vezes, o termo refere-se especificamente aos relatos das civilizações antigas que, organizados, constituem uma mitologia.

 Lenda:  uma narrativa fantasiosa contada através dos tempos.De caráter fantástico, as lendas combinam fatos reais e históricos com fatos irreais que são meramente produto da imaginação humana.
 Com exemplos bem definidos em todos os países do mundo, as lendas geralmente fornecem explicações plausíveis, e até certo ponto aceitáveis, para coisas que não têm explicações científicas comprovadas, como acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. Podemos entender que lenda é uma degeneração do Mito e pelo fato de serem repassadas oralmente de geração a geração, sofrem alterações à medida que vão sendo recontadas.

 Lendas e mitos exercem sobre mim um enorme fascínio.
 Creio que seria uma forma de "domesticar", governar os homens, e pra mim uma forma muito interessante, que não poderiam faltar no Cálice de sangue!


O Nascimento de Vênus 

 Uma pintura de Sandro Botticelli, encomendada por Lorenzo di Pierfrancesco de Médici.
A pintura representa a deusa Vênus emergindo dom mar como uma mulher, conforme descrito na mitologia romana.
É provável que a obra tenha sido feita por volta de1483.

 No quadro, a deusa clássica Vênus emerge das águas em uma concha, sendo empurrada para a margem pelos Ventos D'oeste, símbolos das paixões espirituais, e recebendo, de uma Hora (as Horas eram as deusas das estações), um manto bordado de flores. Alguns especialistas argumentam que a deusa nua não representaria a paixão terrena, carnal, e sim a paixão espiritual. Apresenta-se de forma similar a antigas estátuas de mármore , esguia e com longos membros e traços harmoniosos.
 O efeito causado pelo quadro, no entanto, foi um de paganismo, já que foi pintado em época em que a maioria da produção artística se atinha a temas católicos. Por isso, chega a ser surpreendente que o quadro tenha escapado das fogueiras de Savanarola, que consumiram outras tantas obras de Botticelli que teriam "influências pagãs".