16 de mai. de 2011

Górgonas

Uma Thurman : Medusa em 'Percy Jackson e o ladrão de raios'

   

   Segundo a mitologia grega, existiam três Górgonas, filhas de Fórcis e de Ceto. Ambos descendentes de Gaia e Pontos, onde Ceto assim como a maioria das divindades marinhas,  possuía ás vezes forma de monstro e outras a forma de uma bela mulher.
   A mais conhecida das górgonas é a Medusa, cujo nome  nos traz a memória a imagem da mulher com cabelos de serpentes.




Górgonas: monstros ou beldades vítmas de inveja?
   Seus nomes eram Medusa "a impetuosa", Esteno, "a que oprime" e Euríale "a que está ao largo". Como a mãe Ceto , as górgonas eram extremamente belas e seus cabelos eram invejáveis; no entanto, eram desregradas e sem escrúpulos. Isso causou a irritação dos demais deuses, principalmente de Atena, a deusa da sabedoria, que admirou-se de ver que a beleza das górgonas as fazia exatamente idênticas a ela. Atena então, para não permitir que deusas iguais a ela mostrassem um comportamento maligno, tão diferente do seu, deformou-lhes a aparência, determinada a diferenciar-se transformando os belos cachos das irmãs em ninhos de serpentes letais e violentas, que picavam suas faces deformando então sua beleza e seus belos dentes em presas de javali, e fez com que seus pés e mãos macias se tornassem em bronze frio e pesado. 

   Cobrindo suas peles com escamas douradas e para terminar, Atena condenou-as a transformar em pedra tudo aquilo que pudesse contemplar seus olhos. Assim, o belo olhar das górgonas se transformou em algo perigoso. Em outras versões, somente Medusa tinha os cabelos de serpentes, suas irmãs eram cegas e para enxergar, partilhavam o mesmo olho.
   Então ao que me parece Atena não poderia ser considerada tão sábia e nem mesmo menos malígna do que as górgonas devido a tal ato de vingança...
   Envergonhadas e desesperadas por seu infortúnio, as górgonas fugiram para o Ocidente, e se esconderem na Ciméria, conhecido como "o país da noite eterna".

   Mesmo monstruosa Medusa foi assediada por Poseidon, que amava Atena. Para vingar-se, Medusa cedeu a ele no templo de Atena. Após isso, Poseidon fez com que Atena soubesse que ele tivera aquela que era sua semelhante esta sentiu-se tão ultrajada que tomou de Medusa sua imortalidade, fazendo-a a única mortal entre as górgonas. Em outras versões, Atena amaldiçoou as Górgonas justamente porque quando Medusa ainda era bela, Poseidon havia a possuído. Então segundo a lenda apenas Medusa, considerada rainha das Górgonas e a mais temível delas, era vulnerável à morte. 


   O sangue de Medusa sangue tinha propriedades mágicas, pois, o que corria do lado esquerdo do pescoço era veneno mortal e o do lado direito, era remédio capaz de ressuscitar os mortos. Apenas uma serpente de sua cabeleira era suficiente para por qualquer exército em fuga. 
   Na maioria das versões o herói Perseu, que, enviado numa missão suicida para trazer a cabeça de Medusa enquanto esta ainda esperava um filho de Poseidon, atraiu a simpatia e ajuda de Atena. Com sua ajuda e com o empréstimo de sandálias aladas, um elmo de invisibilidade e um escudo brilhante, Perseu penetrou no reino das Górgonas. Encontrando-as adormecidas, se aproximou, protegido pelo elmo da invisibilidade e, caminhando de costas, olhando apenas para o reflexo da cabeça de Medusa em seu escudo, pôde decapitá-la com a espada guiada por Atena, e escapar. 

Ele levou a cabeça guardada em segurança em uma bolsa mágica e a deu de presente a Atena, que a pendurou no cinto ou, como dizem outras versões, fixou-a no centro da égide do seu escudo mesmo após a sua morte, o sangue da Medusa conservou seus poderes e deu vida ao famoso Pégasus, o cavalo alado, obediente à Zeus.
   O sangue da Medusa é totalmente extraído de seu corpo e utilizado então, mais tarde, transformando Asclépio em um grande curador. Foi exatamente Atena quem deu a Asclépio dois frascos do sangue de Medusa. Venerado como fundador da medicina, Asclépio era habilidoso na cirurgia e no uso de remédios. Ele usou o sangue do lado esquerdo de Medusa para levantar os mortos; o sangue do lado direito provocava morte instantânea.

Curiosidades:
    As gravuras da Górgona Medusa que decoravam os telhados dos templos gregos tinham como objetivo assustar os maus espíritos. As mais famosas dessas gravuras encontravam-se nos frontões do Templo de Ártemis (a quarta maravilha do Mundo Antigo) na ilha de Éfeso.
 Algumas das taças de vinho atenienses nos meados do século VI a.C. apresentavam o seguinte aspecto: cerca da berma, no interior da taça, desenhavam-se cachos de uvas, não deixando dúvidas que naquela taça se servia apenas vinho; já perto do fundo, estão desenhadas em todo o contorno umas figuras negras de rapazes nus a servirem vinho aos convidados, enquanto que na base da taça, estava estampado o símbolo da Górgona, ou seja, quem bebesse por essas taças, no momento em que o vinho chegasse a um nível onde que era permitido poder-se ver as figuras negras, os servidores desnudados, significava que a taça necessitava de ser enchida; a cabeça da Górgona depositada no fundo, seria uma mensagem humorística que indicava ao convidado manter a taça do vinho sempre cheia durante a festa, caso contrário, viria a figura da Górgona desvendada e seria transformado em pedra. (Um bom motivo pra manter o cálice cheio!).



Fontes:
http://sagrado-feminino.blogspot.com/2008/12/as-gorgonas.html

http://greciantiga.org/arquivo.asp?num=0080

http://ocaldeiraomagicodasstreghe.blogspot.com/2008/02/grgona.html?zx=be4606e4ef5d959d

http://allofthemitology.blogspot.com/2008_06_01_archive.html

Wikipédia.


Ray harryhausen em Fúria de Titãs original 1981


Medusa

Maldição infinita,sangue frio
O olhar malévolo,transformará sua carne em pedra
Terra de desgraça,mundo de pecado
Todos diminuem,e nenhum empreendimento
A ilha onde ela vive
Oh,ela vai te sugar!

Destruidora da vida, Demônio
Eu estou pronto para acertar, Górgona

Noiva das serpentes,o fim á espera
Humanos presos,sem espadas nem armaduras
Escudo do seu destino
Ei,você não pode escapar!
Sorriso malévolo,cheio de mentiras
Cabeça com serpentes,aproxima de sua caverna
Mas não olhe em seus olhos
Os olhos dela

O apreende,se satisfaça,se iluda,morra

Medusa,ela está olhando pra você
Medusa,com seus olhos

Bruxa malévola,usa seu feitiço,te seduzindo
Te levará para as profundezas do inferno
Você não pode se mover,nem tem olhos parar ver,agora é uma estátua
Por toda eternidade,a medusa irá rir de você
E você será seu escravo

Medusa,elá está olhando para você
Medusa,com seus olhos
Medusa,ela é fria...(Medusa: Anthrax)