26 de set. de 2010

Bruxa: Ser ou não ser eis a questão!

"Ser ou não ser, eis a questão: será mais nobre
Em nosso espírito sofrer pedras e setas
Com que a Fortuna, enfurecida, nos alveja,
Ou insurgir-nos contra um mar de provações
E em luta pôr-lhes fim? Morrer.. dormir: não mais.
Dizer que rematamos com um sono a angústia
E as mil pelejas naturais-herança do homem:
Morrer para dormir... é uma consumação
Que bem merece e desejamos com fervor.
Dormir... Talvez sonhar: eis onde surge o obstáculo:
Pois quando livres do tumulto da existência,
No repouso da morte o sonho que tenhamos
Devem fazer-nos hesitar: eis a suspeita
Que impõe tão longa vida aos nossos infortúnios.
Quem sofreria os relhos e a irrisão do mundo,
O agravo do opressor, a afronta do orgulhoso,
Toda a lancinação do mal-prezado amor,
A insolência oficial, as dilações da lei,
Os doestos que dos nulos têm de suportar
O mérito paciente, quem o sofreria,
Quando alcançasse a mais perfeita quitação
Com a ponta de um punhal? Quem levaria fardos,
Gemendo e suando sob a vida fatigante,
Se o receio de alguma coisa após a morte,
–Essa região desconhecida cujas raias
Jamais viajante algum atravessou de volta –
Não nos pusesse a voar para outros, não sabidos?
O pensamento assim nos acovarda, e assim
É que se cobre a tez normal da decisão
Com o tom pálido e enfermo da melancolia..."

  A tragédia de Hamlet, príncipe da Dinamarca, de William Shakespeare.

 
Um pouco de mim...

   Esta semana mudei o meu sobrenome no orkut, para bruxa. Apenas um nome, nada mais e já é capaz de gerar uma pequena polêmica(adoro, tenho até uma comunidade no mesmo site, Adoro criar polêmica não seria jamais um desejo de sobressair, como talvez alguns pensam, mas apenas uma maneira de interagir com as pessoas, algo mais forte do que eu possa controlar).
   Então uma das perguntas que surgiram foi: "Bruxa boa? ou bruxa má? Então foi a vez de soltar aquela risada de bruxa mesmo!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk....
   É sim, esse é um dos motivos por ter mudado o nome, pois muitos falam da minha risada de bruxa de cinema, e é isto que se passa na cabeça das pessoas, aquela bruxa meio verde, nariguda com uma verruga na ponta do nariz com chapéu de ponta com "aquela risada", distribuindo maçãs envenenadas, transformando pessoas em sapos, em ratos, distribuindo maldades...
   Bom embora meu nariz talvez seja um pouco avantajado e minha risada aguda, meu tom de pele é normal, não possuo verrugas e infelizmente não sou capaz de voar em vassouras(seria ótimo não ter que pagar emplacamento!). Também não tenho o poder de transformar ninguém em sapo(até que seria interessante limitar algumas pessoas usarem a língua apenas para comerem moscas).
   Então por que bruxa? Apenas por causa da risada? Bruxa boa ou bruxa má?
   Bom pra mim está muito longe desta imagem vista no cinema a arte de ser uma bruxa. E em pensar que muitos acreditam que elas sejam parte de lendas...
   Elas existem, estão por toda parte, exercendo suas atividades normais do cotidiano nunca deixando de lado sua extrema feminilidade, e vaidade porém com alguns dons especiais...
 
  Minha paixão pelo misticismo começou cedo, já na infância tive minha primeira visão aos oito anos de idade. E o mais estranho foi achar que aquilo era natural, que todos podiam de certa forma preverem os acontecimentos, mas descobri da pior maneira que não era algo natural... Descobri com palavras do tipo:"pára de falar besteira", "esta menina tem uma imaginação...", descobri com risadas zombeteiras e com muita incredulidade das pessoas que certos assuntos não devem ser mencionados!





"Sabe o que eu quero de verdade?! 
Jamais perder a sensibilidade, 
mesmo que às vezes ela arranhe um pouco a alma. 
Porque sem ela não poderia sentir a mim mesma...
Clarice Lispector"

  





  Mas imagino ainda hoje que estes dons sejam algo natural nas pessoas, porém algumas nesta fase incrédula devem desistir de ver o que está além dos olhos comuns. E isto me permite dizer aquela frase: "toda mulher é uma bruxa!" não menosprezando homens que por muitas vezes também possuem dons especiais.
  As pessoas se arrepiam e arregalam os olhos quando tem manifestações premonitórias, pois deixam morrer com o tempo sua sensibilidade. Porém eu tive a sorte de já na adolescência contar com amizades de pessoas que assim como eu preservavam tais "dons".
  O tempo passou q minhas pesquisas se tornaram intensas e com um certo alívio devo admitir, me tranquilizei ao saber que não era a única com tantas dúvidas, que com muita meditação seria capaz de aprimorar, e também descobri que fazia as tais meditações quando criança sem saber o que era e talvez por isso tinha tanta habilidade nesta arte.Uma das minhas brincadeiras como filha única, era me fingir de muda, talvez para saciar minha solidão, me isolava num balanço e que ali  não podia escutar nada além dos sons da natureza. Sim meditação extrema!Não tenha pena, nem me considere louca ou misantrópica por tal atitude, tive uma infância normal com brincadeiras de crianças normais, mas por vezes sentia essa vontade que sinto até hoje de ficar um pouco só...


  Com o passar do tempo alguns pensamentos vão se transformando e através de muita leitura somos capazes de nos reconhecer, alguns autores condenam as pessoas que se auto-intitulam, ou até mesmo àquelas que ainda não foram iniciadas na tradição, mas quanto a isto posso dizer firmemente, estou pouco me importando... Eu sei o que sou e teorias e opiniões alheias se fossem uma constante em minha vida seria eu só mais uma das pessoas coloridas mas por dentro sem vida como tantas por aí afora...

   Enfim quanto à resposta que dei a pessoa, se era uma bruxa boa ou má, foi respondida pela pessoa como: "boa resposta", eu responderia "óbvia resposta", e foi a seguinte: CADA UM TEM DE MIM A BRUXA QUE MERECE!
   Não sou totalmente boa, nem ruim, não sou aquilo que de mim esperam, nem dou as respostas que querem ouvir, sou o que quero ser, o tempo todo deixando fluir...
   Então aqui não é minha intenção definir o que é uma bruxa. Para isso seriam necessárias algumas páginas a mais...Aqui apenas um espaço aos meus devaneios...

 "Magia é aquilo que os céticos chamam de ilusão, 
os tolos de poder 
e os SÁBIOS de vida!(Eddie van feu)."